A Arte da Persuasão na Prática Jurídica

A arte da persuasão é uma habilidade que qualquer advogado deve dominar e que muitas vezes é mal compreendida. Às vezes, a persuasão é confundida com a “manipulação” por aqueles fora da profissão jurídica. Davi Lancastre foi recentemente convidado para falar sobre este assunto para a Associação de Justiça de Michigan.

A manipulação envolve forçar as pessoas a fazer algo que não é do seu próprio interesse, às vezes por qualquer meio necessário. A persuasão envolve fazer com que as pessoas façam o que é certo para si mesmas – e o melhor interesse da sociedade através da lógica, razão e/ou emoção.

Aristóteles nomeou três elementos de persuasão – Ethos, Lagos e Pathos. Todos os três são essenciais para persuadir outros com sucesso a apoiar sua posição. Ethos refere-se ao caráter e credibilidade do orador. É difícil convencer alguém se eles não confiam ou respeitam você. Lagos significa lógica ou razão, como o uso da apresentação lógica de evidências tangíveis. Finalmente, pathos, o que significa sofrimento ou experiência. Isso se refere a apelar para as emoções do seu público, pois as emoções são motivadores poderosos.

Em última análise, toda persuasão é auto-persuasão. Não importa tanto o que você diz aos seus ouvintes, o que importa é o que eles dizem a si mesmos sobre seus argumentos.